Contactos

Visitas

130719
Hoje
Ontem
Semana
Semana passada
Mês
Mês passado
Total
69
154
223
119341
3608
5034
130719
Seu IP: 54.156.47.142
Data: 2017-09-26 12:40:13

Loja olx

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

relogioquartzoO efeito piezoeléctrico (do grego piézo, que significa apertar, comprimir) consiste na polarização eléctrica causada por uma deformação mecânica (uma compressão) no corpo de um cristal como é, por exemplo, o cristal de quartzo. Este é o efeito piezoeléctrico directo e tem lugar sobre qualquer lâmina deste mineral, talhada em qualquer direcção, excepto a paralela ao eixo de simetria de grau 3 (via de regra, o alongamento). É como se, para melhor compreensão, cortássemos uma rodela de chouriço menos ou mais enviesada. O inverso ou recíproco deste efeito consiste em obter uma deformação dessa lâmina sempre que se lhe aplica, nas duas faces opostas (revestidas de uma película condutora, ouro, por exemplo), dois polos de um campo eléctrico. Se esse campo for alterno, a lâmina vibra (pulsa) com uma amplitude proporcional a ele. Este efeito foi muito utilizado nos sonares que ficaram na história da I Grande Guerra (1914-1918) e, a partir da década de 70, nos popularizados relógios de quartzo, de baixo custo, numa invasão do mercado, substituindo em grande número os relógios mecânicos, accionados por mola e corda.

Continuar... O EFEITO PIEZOELÉCTRICO E OS RELÓGIOS DE QUARTZO

Publicado em 28-12-2015

Diamante 1060x594Uma pequena empresa de diamantes canadiana anunciou ter encontrado, na sua mina do Botswana, aquilo que diz ser o segundo maior diamante de qualidade de sempre e o maior em mais de um século.

 

A pedra tem quase a dimensão de uma bola de ténis. O diamante do Tipo IIa mede 65 milímetros por 56 milímetros por 40 milímetros.

 

Continuar... O maior diamante do século foi descoberto no Botswana

Publicado em 19-11-2015
Um mineral substancia sólida, natural e inorgânica, de estrutura cristalina e com composição química fixa ou variável dentro de limites bem definidos. A estrutura cristalina dos minerais caracteriza-se por um arranjo regular, repetitivo e tridimensional dos átomos que o constituem. Os minerais formam-se a partir de misturas, ou melhor, de soluções aquosas sobressaturadas.
O estudo físico dos minerais possibilita determinar as suas propriedades ópticas (cor, brilho, transparência, refracção, dicroísmo, fluorescência, etc.) e ainda o seu peso específico e a sua dureza.
O estudo das propriedades químicas dos minerais recorre a análises laboratoriais. Os minerais são vulgarmente classificados como magmáticos, sedimentares ou metamórficos.

Continuar... Minerais e suas características

Publicado em 10-11-2015

Acredita-se que os diamantes foram pela primeira vez extraídos na Índia, onde importantes depósitos aluviais desta gema poderiam ser encontrados ao longo de alguns rios desta região do Sul da Ásia. Os diamantes são conhecidos na Índia há pelo menos 3.000 anos, onde foram inicialmente valorizados como pedras preciosas através da sua utilização como ícones religiosos.

A popularidade dos diamantes aumentou desde o século XIX, devido a um aumento da oferta, à melhoria das técnicas de corte e polimento e ao crescimento da economia mundial.

Continuar... Diamante

Publicado em 10-11-2015

A história da utilização dos minerais resulta da observação dos achados arqueológicos. O homem pré-histórico, para cobrir as suas necessidades, fez uso do sílex e outras variedades de quartzo. Nas sociedades neolíticas, o homem usou gemas ( minerais utilizados em joalharia e ourivesaria ) como moeda de troca. Quando descobriu os metais ( ouro, cobre, estanho, ferro ) passou a fazer uso deles. O conhecimento dos metais e a sua utilização caracterizou alguns períodos da antiguidade, como a Idade do bronze ou a Idade do ferro. Actualmente, o homem faz uso directo ou indirecto de quase todos os minerais conhecidos, mais de 2.600 espécies minerais.

Continuar... Minerais

Publicado em 27-10-2015