Contactos

Visitas

130746
Hoje
Ontem
Semana
Semana passada
Mês
Mês passado
Total
96
154
250
119341
3635
5034
130746
Seu IP: 54.156.47.142
Data: 2017-09-26 12:45:40

Loja olx

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

Vulcão Kilauea - o vulcão mais ativo do mundo

Publicado em 15-02-2016 Visitas: 603

Categoria: Geologia geral

O Kilauea é vulcão ativo localizado no arquipélago havaiano, um dos cinco vulcões-escudo que constituem a ilha do Havaí (a ilha do Havaí é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao território norte-americano do Havaí). Em havaiano, a palavra "kilauea" significa "cuspindo" ou então "espalhado", em referência às recorrentes descargas de lava deste. Aliás, desde janeiro de 1983 há um fluxo contínuo de emissão de lava proveniente de um dos cones do Kilauea, chamado "Puu oo". Além deste fluxo, outros 33 ocorreram no arquipélago desde 1952.

Em 1998 o Kilauea foi noticiado como sendo o vulcão de maior atividade no mundo e tido como o vulcão ativo mais visitado do mundo, uma fonte inestimável de estudo para os vulcanólogos. O volume de material expelido é suficiente para construir três rodovias amplas o suficiente para contornar o globo terrestre. Cerca de 90% do vulcão é coberto por lava de menos de 1000 anos de idade.

 

O Kilauea é o mais recente dos vulcões que emergiram e criaram as ilhas do arquipélago havaiano, devido ao movimento da Placa do Pacífico (uma das placas tectônicas que compôem a superfície terrestre) em direção à região do vulcão submerso Lo´ihi, movimento que ainda nos nossos dias ocorre.

Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pelo deusa dos vulcões, Pele. As lendas e cantos tribais executados por habitantes da região afirmam que toda vez em que a deusa se encontra irritada, o vulcão entra em erupção.

São cinco os vulcões-escudo que deram origem à ilha do Havaí. Cada um em um canto da ilha (daí a denominação "escudo"), ao expelir determinada quantidade de lava foi dando gradativamente uma forma à atual ilha. São eles, em ordem de antiguidade:

Kohala (hoje extinto)
Mauna Kea (em repouso)
Hualalai (em repouso)
Mauna Loa (ativo - parcialmente localizado no chamado Parque Nacional dos Vulcões do Havaí)
Kilauea (plenamente ativo - localizado em sua totalidade no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí)
Na ilha do Havaí, o Kilauea está localizado no flanco sudeste do muito maior Mauna Loa. A grande massa e altura do Mauna Loa (4169 m) contrasta com a baixa altitude do Kilauea, com apenas 1247 m acima do nível do mar.

O Kilauea é considerado um vulcão escudo de baixa altitude, radicalmente diferente dos estratovulcões de picos agudos e altos, como os de Santa Helena (Cartibe) ou do Monte Fuji (Japão).