Contactos

Visitas

130718
Hoje
Ontem
Semana
Semana passada
Mês
Mês passado
Total
68
154
222
119341
3607
5034
130718
Seu IP: 54.156.47.142
Data: 2017-09-26 12:39:58

Loja olx

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

T-shirt4you

Testemunhas de uma actividade extinta.

São testemunhos de uma actividade que teve os seus tempos áureos no início do século XX e que agora desapareceu: a extracção de calcário (de depósitos de origem marinha que se formaram sobre campos de fósseis – e esta é uma característica geológica única nos Açores) e produção de cal. Já no século XVI Gaspar Fructuoso escreveu: “Na rocha dura, se tira pedra de que se faz muita cal na terra, a qual não há em nenhuma das outras ilhas dos Açores”.

Os fornos de cal estavam localizados “tradicionalmente mais próximo do mato do que da fonte de pedra”, nota Nelson Moura, “o que significa que era mais fácil fazer o frete da pedra do que da lenha”.

No Lugar da Azenha de Baixo (Espírito Santo) foi restaurado um desses fornos e arranjado o espaço circundante (com uma pequena quantidade de pedra amontoada, incluindo fossilizada, como a que era utilizada) que nos permite ter uma ideia do funcionamento deles.

Uma “chaminé” de pedra instalada num desnível: em baixo “um homem queimava a ponta do nariz” a alimentar o forno que atingia temperaturas de 1000, 1200 graus (a pedra do próprio forno derretia, como podemos observar do topo da “chaminé”).

Lá dentro, acumulavam-se as pedras de calcário, numa espécie de iglô, para cozer tudo. “Não é tapado para não fazer vapor”, explica Nelson, “e isso estragava logo a cal”.

Continuar... Fornos da Cal

Publicado em 28-06-2016

Conheça alguns tipos diferentes de sal utilizados na culinária:

O sal foi sujeito a taxas e controlado pelos poderosos. A palavra espanhola "pagar" vem do latim "salarium" ração de sal.
De conservante a tempero, o sal acompanha a humanidade desde quase sempre. Já foi motivo de guerras, e é a razão por chamarmos o pagamento mensal de salário. E, curiosamente, é o único mineral que comemos direto na forma em que é extraído da natureza.
O papel do sal é triplo: utilizado para temperar a comida é conservante de alimentos e auxilia ao corpo no equilíbrio de fluidos do corpo e de nervos e atividade muscular.
Apesar de necessitarmos do sal, é recomendado que ele seja consumido em pequenas quantidades.
O excesso de sal pode provocar problemas de saúde como hipertensão arterial e funcionamento deficiente dos rins.
 

Continuar... O sal e a culinária

Publicado em 28-03-2016
Monte Vesúvio

 
Situa-se na Província de Nápoles, Itália; a cerca de 20 Km a Este desta cidade.

Muito perto deste Vulcão situavam-se duas das maiores cidades nos seus tempos. Pompeia e Herculano foram destruídas pela mais violenta erupção deste vulcão! Uma erupção que irá ser mais falada e analisada noutra postagem.