Data: 2017-09-26 12:50:33

Cartografia geológica

Publicado em 22-11-2015 Visitas: 776

Categoria: Cartografia

Cap1c p39Carta geológica- é um documento cientifico e técnico onde se encontram sintetizadas, sobre um fundo topográfico, informações relativas aos materiais rochosos e aos fenómenos geológicos que ocorrem na região que se encontra abrangida pela respetiva carta.

Elaboração de uma carta geológica:

1- Trabalho de campo

• Identificação dos afloramentos;
  • Localização dos afloramentos na carta topográfica;
  • Levantamento de xistosidades, lineações, falhas, …
  • Determinação de atitudes (direções e inclinações) das camadas;
  • (…)

2- Estudos de gabinete e laboratoriais

•  Organização dos dados recolhidos no campo;
  •  Analise fotogeológica (fotografias aéreas da região);
  •  Consulta de bibliografia relevante sobre as formações identificadas;
  •  (…)

3- Desenho e impressão

•  Tratamento gráfico da maqueta realizada nos levantamentos de campo;
  •  Impressão da carta geológica
  • (…)

4- Carta geológica e noticia explicativa.

Planimetria- consiste numa projeção, acompanhada, por vezes, de modificações matemáticas, das particularidades naturais ou artificiais existentes na superfície terrestre.

Altimetria- refere-se à representação sobre a carta da respetiva altitude desses pontos, definindo o relevo topográfico.

Escala- a escala de uma carta é a razão constante entre a medida do segmento que, na carta, une dois pontos e a distancia real correspondente medida no terreno, expressas na mesma unidade de medida.

Curvas de nível- representação gráfica do relevo corresponde à projeção do hipotéticos planos horizontais, equidistantes e paralelas, com a superfície do terreno.
As curvas de nível são linhas traçadas sobre a carta sob a forma de um traço fino e continuo, unindo os pontos que se encontram a igual altitude , ou seja, a igual cota.

Cota- a cota de um determinado ponto numa curva de nível indica a sua altura em relação ao nível médio das águas do mar (nível zero). Se as cotas são positivas, o relevo encontra-se acima do nível do mar, se as cotas forem negativas, então o relevo referenciado situa-se abaixo do nível do mar.Construção de perfis topográficos e cortes geológicos

Cortes geológicos- é uma técnica que consiste na representação gráfica de secção de terrenos que são intersetados por um plano, geralmente vertical.

Para realizar um determinado corte geológico, é necessária, em primeiro lugar, a construção do perfil topográfico. Um perfil topográfico é uma representação bidimensional que permite visualizar o relevo ao longo de uma linha traçada sobre a carta, geralmente um segmento de reta.